Sobre a Ciacool

O início

A Ciacool faz parte do grupo ITC do Brasil, e nasceu da oportunidade que o experiente importador Nicolaas Nienhuys e seu filho Carlos viram no comércio de produtos esportivos voltados para corrida de rua.

O primeiro produto importado e comercializado por eles foi a Cooltowels, uma toalha refrescante, que refresca mesmo estando em temperatura ambiente e tem seu efeito potencializado ao ser refrigerada. Entre os maiores clientes, estavam executivos, agências de marketing promocional, promotores e frequentadores de eventos e casas noturnas. Porém, o público que mais chamou a atenção foram os atletas, mais especificamente, os corredores de rua.

Tendo em mente esse público, encontraram o segundo produto para comercialização: a Coolbelt. O cinto versátil ainda não existia no Brasil e, para divulgá-lo, pai e filho começaram a fazer aparições em maratonas e eventos de corrida utilizando o produto. A novidade foi um sucesso e em pouco tempo a dupla fez inúmeros clientes nas maiores cidades do país. Foi aí que perceberam que o investimento em produtivos esportivos poderia ser um grande negócio.

Em todo evento, mais e mais clientes surgiam com novas ideias e opiniões sobre produtos de outras marcas que poderiam ser melhorados. Conversando com todas essas pessoas e se apaixonando cada mais pelo público e pelo mundo da corrida, Nicolaas decidiu começar a própria marca.

 

Nasce a Ciacool

Com dois produtos "Cool" sendo comercializados, a Cooltowels e a Coolbelt, a família Nienhuys decidiu criar a Ciacool, em 2016. O símbolo do infinito representa o movimento, os ciclos que fazem o atleta tornar-se melhor, e a busca contínua da Ciacool pela excelência em seus produtos e serviços junto aos colaboradores, clientes e parceiros.

A marca, que começou como um projeto paralelo da ITC do Brasil, empresa especializada em importação de produtos agropecuários, foi crescendo e tornou-se independente, construindo sua própria sede administrativa e industrial, com equipamentos de costura de alta tecnologia, localizada da cidade de Castro, no Paraná.

Atualmente, a Ciacool oferece uma ampla linha de roupas e acessórios esportivos, que melhoram o desempenho dos atletas durante as atividades físicas e trazem conforto para o dia a dia.

Missão: ajudar os atletas a superar seus limites, com artigos esportivos de alta qualidade e conforto.

Visão: ser uma marca de artigos esportivos reconhecida nacionalmente pela funcionalidade de seus produtos, pelo seu espírito de liberdade e vontade de vencer junto com os atletas.

Valores: espírito e corpo livres, garra, superação, cooperação, fraternidade, qualidade de vida, hábitos saudáveis, parceria, autossatisfação, autorrealização.

 

Sustentabilidade

O grupo ITC sempre teve claro seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, por isso, mesmo antes da criação da marca Ciacool, projetos já eram realizados em âmbito social, ambiental e econômico.

 

Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem

O CACJ é o Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem, uma entidade sem fins lucrativos que a Ciacool é parceira desde 2017.

Desde 2017, a Ciacool é uma das mantenedoras do Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem (CACJ) Jardim Colonial, uma entidade sem fins lucrativos da cidade de Castro, no Paraná.

A instituição atende cerca de 255 crianças e adolescentes, com idades entre 6 aos 17 anos, que vivem em situação de risco pessoal e social, expostas à violência, desamparo, drogas, alcoolismo e fome.

 

O Pequeno Cotolengo é outra entidade que a Ciacool é parceira, para eles são doados retalhos que serão utilizados nas aulas de artesanato.Pequeno Cotolengo Paranaense

A instituição oferece de forma gratuita acolhimento, saúde e educação para pessoas com deficiências múltiplas em situações de risco, abandono familiar e asilados hospitalares do Estado do Paraná.

Toda assistência é mantida com o apoio de empresas e da sociedade. A Ciacool contribui fazendo a doação de retalhos de tecidos, que são utilizados nas aulas de artesanato. As peças produzidas são vendidas e o valor é destinado para melhorias na instituição.

Além da contribuição social, a marca garante uma destinação mais apropriada das sobras da produção, diminuindo o impacto no meio ambiente.

 

Para diminuir os impactos que nossas embalagens tem no mundo, a Ciacool compensa o lixo gerado dentro da indústria, ajudando cooperativas de reciclagens!

Eu Reciclo

A coletiva seletiva é uma forma de otimizar o processo de destinação do lixo produzido, por isso, o grupo ITC realiza constantemente a separação de resíduos na indústria e nos escritórios.

Em 2021, a Ciacool firmou seu compromisso com a sustentabilidade através do selo “eureciclo”. Ao adotar este selo, as empresas investem em uma rede de cooperativas e operadores parceiros, que são remunerados pelo serviço prestado de coleta e direcionamento de resíduos para a reciclagem. Estes parceiros possuem autonomia para investir os valores recebidos em treinamentos, equipamentos, estrutura e salários. Isso significa que, ao compensar o impacto das dos resíduos no meio ambiente, a marca também ajuda a formalizar e valorizar o trabalho prestado por essas organizações, desenvolvendo a cadeia de reciclagem do país.

 

Energia Solar

O grupo ITC do Brasil trata o consumo de energia com muita atenção, por isso utiliza painéis solares para gerar toda a energia necessária em suas operações. Ela provém da captação de luz e calor emanados diariamente pelo sol, por meio da utilização de painéis fotovoltaicos, que convertem a energia solar em energia elétrica. Por ser considerada uma fonte de energia renovável e sustentável, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.

 

Fashion Revolution

A Ciacool faz parte do movimento global Fashion Revolution, que surgiu em 2013, após um acidente, em Bangladesh, que vitimou inúmeros trabalhadores da indústria de confecção, que trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.

O objetivo do movimento é conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor, valorizar as pessoas acima do crescimento e do lucro, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.

Hoje, presente em mais de 100 países, o Fashion Revolution desenvolve ações mobilizadoras e incentiva os consumidores a questionarem suas marcas favoritas - "Quem fez minhas roupas?". O exercício de sempre perguntar “quem fez minhas roupas” desenvolve uma conexão com nossa consciência: quando prestamos atenção na pergunta percebemos que existe um “quem” antes do “roupas”, e aí reside o principal: vidas estão por trás do que vestimos.

 

Atleta Ciacool

Nosso Atleta patriocinado Trajano Neto

A Ciacool patrocina o atleta paralímpico Trajano Neto. O paranaense, que perdeu a visão repentinamente aos 28 anos, encontrou no esporte uma motivação para enfrentar as dificuldades e superar seus limites. Atualmente, ele acumula títulos em várias modalidades, como lançamento de dardo, lançamento de disco, arremesso de peso, corrida de 100 metros e paraenduro, e se prepara para participar dos Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris.

 

De Castro para o mundo

A Ciacool já chegou do outro lado do oceano. A marca está presente na Europa, em países como Portugal, Espanha e França. Os planos de expansão incluem ainda toda a América e o continente africano, berço de alguns dos maiores corredores do mundo.

 

 

Sobre o Grupo ITC

ITC do Brasil

Movido pela oportunidade de negócio no ramo agropecuário, o casal holandês Nicolaas e Willemina Nienhuys iniciou a importação de produtos destinados à melhoria do manejo para atender às principais demandas dos produtores da região dos Campos Gerais. Nascia a primeira empresa do grupo, a ITC do Brasil, em 1995.

 

Patina

Em 2004, a família Nienhuys decidiu investir na fabricação própria de produtos para ovinocultura, levando à criação da segunda empresa: a Patina. O nome deriva da junção dos nomes do filho mais novo, Patrick, e da já mencionada "Ina" Nienhuys. Atualmente, além da produção própria de produtos agropecuários, a empresa também atua na venda de grandes marcas nacionais.

 

King do Brasil

A família Nienhuys sempre manteve vivas as tradições do país de origem. Uma das memórias afetivas mais fortes que tinham, estava relacionada à pastilha de hortelã-pimenta mais famosa da Holanda, a bala KING Pepermunt.

Pensando nisso e na dificuldade de encontrar o produto no Brasil, em 2021, criaram a King do Brasil, a representante brasileira da marca. Hoje ela está presente em todo o país, incluindo as seis maiores colônias holandesas do Brasil: Holambra I, Holambra II, Castrolanda, Arapoti, Carambeí e Não-Me-Toque.

 

Biocultivo

Com mais de 40 anos de experiência no agronegócio, o grupo seguiu inovando e criou, também em 2021, a Biocultivo. A marca surgiu para aumentar a performance do plantio em casa, com tecnologias eficazes de irrigação.

Grupo ITC do Brasil, qualidade e sustentabilidade são a nossa marca!