Importância dos braços na corrida
Que as pernas são a parte do corpo mais importante para quem pratica corrida todo mundo sabe, mas isso não significa que as outras partes do corpo possam ser ignoradas.
Quase 5% dos corredores não conseguem completar uma prova conta de dores nos ombros. Por isso a importância de fortalecer os músculos do manguito rotador, responsável pelos movimentos dos mesmos.
Além disso, segundo Pamela Geisel, fisiologista do exercício em Nova York (EUA) em entrevista para a Runner’s World, o padrão de excelência para corredores é de 165 a 180 passadas por minuto, ou seja, caso você não tenha uma boa postura e der todos esses passos de forma incorreta, a probabilidade de você se lesionar é enorme. E onde o fortalecimento dos braços entra nisso?
Braços fortalecidos aumentam o equilíbrio do corredor e ajuda a melhorar a estrutura dos pés, o que diminui as chances de lesão.
Fortalecendo o corpo como um todo, você também gasta menos energia na corrida, o que diminui a sua fadiga muscular e te faz aguentar mais tempo correndo.
Como fortalecer os braços?
Vamos conversar sobre quatro formas de fortalecer os braços em casa.
1. Barra
Já conhecida, se resume em puxar o peso do próprio corpo para cima até que seu queixo ultrapasse a barra fixada na horizontal em algum ponto mais alto que seu corpo.
Faça três séries de seis a oito repetições.
2. Gesto de corrida
Fácil de fazer, esse exercício pode te ajudar a fortalecer o braço mas não é o suficiente para fazer o trabalho completo, então alterne esse exercício com outros.
Em pé, com as pernas afastadas em sentido anteroposterior (ou seja, um pé na frente e outro atrás) flexione seus cotovelos em 90º e comece a fazer movimentos de corrida. A sua mão deve chegar na altura do seu queixo quando for pra frente e, quando o braço for pra trás, você deve deixar que o membro vá o máximo que conseguir para trás sem forçar.
É interessante fazer o exercício com alguma coisa que tenha entre 500g e 1kg nas mãos. Faça quatro séries de 20 repetições.
3. Tríceps no banco
Sente em um banco e apoie a palma das suas mãos ao seu lado, em uma largura um pouco maior que de seus ombros. Depois disso, estique suas pernas e apoie os calcanhares no chão, mova seu corpo para frente até tirar os glúteos do banco e comece o exercício:
Abaixe seu corpo até que seus cotovelos façam 90º e volte para a posição inicial, mantendo seu cotovelo sempre levemente flexionado.
Realize três séries de 12 repetições.
4. Flexão de braço
Também é um exercício conhecido e provavelmente você conhece, mas, para quem não conhece, vou explicar.
Deite de barriga para baixo e apoie a ponta dos seus pés (ou seus joelhos caso não tiver muita força nos braços) e estique seus braços para frente com a palma das mãos apoiadas inteiramente no chão, na largura dos ombros.
Depois disso, flexione os braços para fora até que seu peitoral esteja próximo ao chão e empurre seu corpo para longe de novo até que seu cotovelo esteja levemente flexionado ainda e repita o movimento.
Repita em três séries de dez repetições.
Mas lembre-se
Todos esses exercícios podem ser feitos em casa, porém é muito importante que você tenha algum acompanhamento profissional para evitar alguma lesão ou algum problema a longo prazo!
Conhece dicas de outros exercícios para fortalecimento de braços simples de fazer e com um bom resultado?
-
Top de Alta Sustentação Comfort
Sustentação nunca é demais em um top, por isso nosso top Confort conta com alças grossas e costas nadadora, para melhor sustento. Além disso, esse top vem com bojo para maior conforto da atleta.
-
Bermuda de Compressão Masculina Power Run
A bermuda de compressão masculina Power Run foi nosso primeiro produto feito pensando exclusivamente no homem corredor de rua. A compressão diminui a fadiga e aumenta a performance do atleta. Feito pensado principalmente na corrida de rua mas podendo ser utilizado em qualquer esporte de alto impacto.
-
Proteção Banco Traseiro CoolProtect - BACK PET
Para os aventureiros, o protetor de bancos de carro Coolprotect são ideais para utilizar após uma aventura ou até mesmo um treino mais intenso ou com o pet, para proteger os bancos de corpos e roupas molhadas de suor, cachoeiras ou sujas de barro.