A corrida e o envelhecimento precoce, qual é a relação?
É mito que a corrida de rua causa o envelhecimento precoce, mas dá para entender por que as pessoas relacionam tanto essas duas coisas.
Para explicar melhor, precisamos dar uma breve explicação do que causa o envelhecimento precoce, quimicamente falando.
Os culpados disso são os radicais livres, moléculas que, em pouca quantidade, são saudáveis para seu corpo pois desempenham funções metabólicas, principalmente no sistema imunológico. Porém, em grandes quantidades, eles começam a atacar células saudáveis e atuam como um agente oxidante, podendo causar até morte celular e, assim, causando o envelhecimento.
Mas o que causa a produção exagerada dessas moléculas?
Fumar, beber, se alimentar mal, estresse, raios X e poluição são alguns dos motivos, mas existem três que merecem mais atenção de corredores de rua:
Raios solares, falta de hidratação e excesso de exercícios!
Os raios UV estimulam a produção de radicais livres e não é segredo nenhum que nós passamos muito tempo no sol. Sem a proteção necessária, a longo prazo isso pode se tornar um problema, e não estamos falando só de envelhecimento precoce como também de câncer! Os radicais também podem ser produzidos mais rapidamente em casos de desidratação durante o exercício, então lembre-se de sempre ter um garrafa de água por perto.
Já sobre os treinos excessivos:
Em exercícios moderados, nosso corpo produz radicais naturalmente na quantidade correta e elas são combatidas pelos antioxidantes presentes no organismo, o que melhora o sistema imunológico. Porém, com treinos em excesso, os antioxidantes não dão conta de todos os agentes oxidantes criados e acabam "perdendo a batalha".
Proteja-se
Não é a corrida que causa o envelhecimento precoce, mas as circunstâncias nas quais você corre podem ajudar a causar. Para evitar isso, é importante que você proteja sua pele durante os treinos. Usar protetor solar, viseira, roupas com proteção UV e óculos de sol, correr em horários que o clima esteja ameno, ingerir antioxidantes, ter o famoso "day off" se hidratar corretamente e ter uma nutrição balanceada, de preferência orientada por um profissional, são apenas algumas das recomendações para evitar o problema.
Produtos recomendados
Existem muitos produtos no mercado feitos pensando na saúde do corredor, inclusive para proteger você das ações nocivas do sol.
Viseiras
Literalmente uma barreira que não deixa os raios solares baterem diretamente no seu rosto.
Prefira as viseiras que contam com modelagem esportiva, ou seja, se ajustam perfeitamente à cabeça de quem está usando e deixa a viseira firme o suficiente para não sair durante a corrida, e não aperta o suficiente para te dar dor de cabeça! Outra coisa que pode ser interessante prestar atenção, é ver se a parte interna da viseira é atoalhada, para ajudar na secagem do suor.
Roupas com proteção UV
Roupas comuns tem fator 5 de proteção contra raios UV, já em roupas feitas para te proteger, esse fator aumenta para FPS 50+!
Hoje no mercado é possível encontrar camisetas com grande proteção UV, além de bermudas e manguitos.
E SEMPRE passe o protetor solar!
Não importa se o dia está nublado ou não, os raios solares sempre estão presentes e mesmo com esses equipamentos, o protetor solar é totalmente INDISPENSÁVEL!
-
Viseira Esportiva CiaCool Unissex
As viseiras para corrida Ciacool são uma camada a mais para proteger sua pele das ações nocivas dos raios solares. Proteja-se contra eles e evite problemas maiores! Lembrando que é sempre importante utilizar protetor solar ao sair.
-
Legging de Compressão Long Run
Calça Legging com bolsos expansívos e compressão, feita para corrida, cross fit, academia e até ioga!
-
Bandana Esportiva CiaCool
Versáteis e práticas, as bandanas Ciacool podem ser usadas como faixa de cabeço, munhequeira, elástico de cabelo e muito mais.
-
Manguito CoolSleeve
Ideais para dias frios, os manguito tem proteção UV para proteger sua pele dos raios nocivos do sol, caso o calor aumente durante o treino, é fácil abaixar os manguitos até o pulso e utilizá-lo como munhequeira, até mesmo para secar o suor. Por conta do tecido respirável, o manguito não absorve o suor, ao invés disso, seca rapidamente diminuido o incômodo da sensação de tecido úmido.